Água Boa e 09 municípios do Araguaia vão receber 65 cursos do Governo Federal

pronatecO Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado pelos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, vai ofertar para Água Boa e outros 09 municípios da região Araguaia, 65 cursos gratuitos de qualificação de mão de obra.

A ação começa neste segundo semestre de 2013, e será coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), os cursos podem levar de dois a seis meses para a formação do profissional.

As chances de se tornar um empreendedor individual ou encontrar uma vaga no mercado de trabalho são maiores após a qualificação.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Dentre os cursos de maior procura pelos alunos estão o de mecânico de máquinas agrícolas, operador de máquinas e implementos agrícolas e eletricista na rede de distribuição de energia. Os municípios com a vocação para o agronegócio sempre estão em busca desses profissionais.

Há outros cursos como o de salgadeiro, manicure e pedicure, cabelereiro, padeiro e artesão de pintura em tecido que permitem que as pessoas possam abrir seu próprio negócio tornando-se um empreendedor individual.

De agosto a novembro estão previstos cursos de inseminador artificial de animais, bovinocultura do leite, montador e reparador de móveis, organizador de eventos, operador de computador, agricultor agroflorestal, cabeleireiro, depiladora, auxiliar administrativo, costureiro, cuidador de idoso, mestre de obras, carpinteiro, dentre outros.

Os cursos serão ofertados nos municípios de Água Boa, Barra do Garças, Luciara, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha, Santa Carmem, Vila Rica e  Pontal do Araguaia, todos na região Araguaia.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, comentou que o Pronatec é um importante instrumento de formação e qualificação, especialmente para atender as exigências do país e de Mato Grosso que precisam de mão de obra qualificada para construir o desenvolvimento.

“A parceria com o Governo Federal, governo estadual, prefeituras e parceiros é fundamental para que possamos levar esse programa para todo o nosso estado e consigamos cumprir com a nossa missão e objetivo que é ser um instrumento para que nossos jovens possam ter meios de sonhar e se preparar para o futuro”.

Mauro Rosa, prefeito de Água Boa destacou que a busca pela qualificação é uma luta constante de sua gestão por considerá-la imprescindível à inclusão do cidadão no mercado de trabalho