Grupo de Idosos Projeto de Assentamento Serrinha

serrinha 1A equipe técnica do Centro de Referência de Assistência social – CRAS executa as ações socioeducativas do Programa Integral da Família – PAIF planejadas no ano letivo/2015, com o Grupo da Melhor Idade Coração do Brasil no Projeto de Assentamento Serrinha, com os idosos, objetivando a promoção de qualidade de vida, participação e convivência familiar.

Durante as atividades são desenvolvidas ações para criar/ampliar os sentimentos de pertencimento, de identidade e de integração, compartilhamento de objetivos, relação grupo versus comunidade. O grupo trabalha a importância da participação, comunicação, regras, negociação de objetivos, capacidade de produzir consensos e negociar conflitos e outros aspectos relacionados ao vínculo social.

A coordenadora Suzy Nunes Medeiros ressalta que além do trabalho social com a equipe do CRAS, são envolvidos órgãos parceiros como: Instituto Nacional de Previdência Social – INSS, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretária Municipal de Saúde, que disponibilizam profissionais da área de Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, para assim repassar informações e orientações de cuidado com a saúde e proteção social. Esse trabalho é realizado de maneira coerente e de fácil entendimento, sendo ministradas as temáticas através de palestras, dinâmicas lúdicas, exercícios físicos e rodas de conversa, interagindo assim todos os participantes do grupo.

serrinha 3Uma vez que o significado de ser pessoa idosa é vivido de forma particular por cada pessoa, dependendo de sua história de vida, suas experiências e concepção de mundo, mas também da relação com os outros, com seus familiares, amigos, e com a sociedade, assim o CRAS promove ações e atividades pautadas nas características e interesses, considerando a vivência em grupo.

No demonstrativo de fotos apresenta-se o trabalho desenvolvido com a dinâmica “árvore dos sonhos” abordado pela Assistente Social Silvana Mazzonetto e a participação da Assistente Social do INSS, repassando orientações técnicas sobre Benefícios Previdenciários. Espera - se, por fim, que este trabalho multiprofissional contribua para a superação dos desafios relacionados à proteção e cuidado com a Pessoa Idosa.serrinha 5serrinha 6serrinhaserrinha 2