Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias

saude 4A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Atenção Básica e Coordenação de Vigilância em Saúde, com a participação do Escritório Regional de Saúde de Água Boa, realizam o curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias. O curso tem uma carga horária de 40h e visa capacitar esses profissionais que possuem um importante papel na saúde do nosso município.
Para a Coordenadora da Atenção Básica, Michele Quintana, essa capacitação se fez necessária devido a contratação(através de processo seletivo) de vários agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Todos os colaboradores desse curso, já receberam capacitação no último treinamento realizado pela Escola de Saúde Pública, e hoje são multiplicadores. Michele destacou que esse é um trabalho feito por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde com a participação de membros do Escritório Regional de Saúde, feito com muito carinho para que os agentes de saúde possam trabalhar no seu dia a dia de uma forma ainda mais eficaz. Vários temas estão sendo abordados, entre eles Histórico do SUS; Processo de Trabalho; Trabalho em Equipe; Ferramentas de Trabalho; além de dinâmicas de trabalho em equipe e todos os Ciclos de Vida: Saúde da Criança, do Adolescente, do Homem, da Mulher, do Idoso; Tuberculose e Hanseníase; Hipertensão e Diabetes. Tudo será finalizado com um plano de trabalho em conjunto com agentes comunitários e agentes de endemias.

 Para o Coordenador da Vigilância em Saúde, Eberson Mateus, a iniciativa de realização desse curso, visa a uma mudança de paradigma para que possamos aproximar cada vez mais o trabalho do agente de endemias com o trabalho do agente comunitário. Técnicas de problematização no trabalho estão sendo utilizadas, permitindo que eles visualizem tanto a parte teórica quanto a parte prática do serviço, podendo sanar dúvidas e questionamentos. Houve a preocupação de envolver os enfermeiros coordenadores das Unidades de Saúde da Família para contribuir com uma abordagem cada vez mais preventiva e resolutiva no atendimento à comunidade.

A enfermeira Carolina Bernardo, Técnica da Atenção Primária à Saúde do Escritório Regional de Saúde, ressaltou que os agentes são o elo entre a Unidade de Saúde e a comunidade, pois são agentes fomentadores, cuja ação favorece a transformação das situações problemas que afetam a qualidade de vida das famílias.
Segundo o Secretário de Saúde Renato Beraldo, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias já desempenham um papel de fundamental importância na saúde do município, e com essa oportunidade, quase 70 agentes de saúde serão capacitados.
O Prefeito Mauro Rosa ressaltou que esse é mais um grande passo para a saúde de Água Boa, que trará benefícios para os nossos trabalhadores e para a nossa população.saude 3saude 2saude