Pacientes de Água Boa Ganham Viagem e Cirurgia em Cuiabá

CIRURGIA CATARATA 1A Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Saúde e parceria com o Lions Clube de Água Boa organizaram uma viagem com os pacientes municipais que tem problemas de visão para realização de cirurgias de catarata, no Instituto Lions da Visão, em Cuiabá.

O grupo de 30 pacientes e a equipe da saúde com 1 enfermeiro e 2 técnicos se reuniu em frente ao centro de saúde na manhã de domingo, 16 de novembro, partindo com o ônibus fretado da empresa Xavante para serem atendidos na segunda, dia 17, retornando para Água Boa no dia 19, na quarta-feira.

Esses pacientes contemplados passaram por exames de triagem com a Dra Joelma, Anestesista do Hospital Regional, onde foram aprovados na avaliação de risco cirúrgico, enquanto os demais portadores de catarata cadastrados estão em tratamento para se adequar a viagem e a cirurgia.

CIRURGIA CATARATA 2

De acordo com o Secretário de Saúde Renato Beraldo, o município adquiriu 80 procedimentos, considerando cada olho uma cirurgia, sendo que o instituto exerce cerca de 40 atendimentos por semana e em dezembro a secretaria pretende organizar uma segunda viagem para os que não foram nesta e os que precisam tratar o outro olho.

Para o Prefeito Maurão a iniciativa e parceria entre as entidades na aquisição desses benefícios são de extrema importância para a vida dos pacientes e mostra a preocupação dos representantes públicos e civis com valorização do cidadão aguaboense.

A catarata é uma opacidade da lente natural do olho chamada de cristalino, adquirida lentamente com o envelhecimento, onde a visão fica embaçada como se houvesse um véu na frente dos olhos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apesar de ser facilmente recuperada pelo tratamento, a doença é responsável por cerca de 51% da cegueira no mundo.