Campanha de Saúde Novembro Azul

novazul01A Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Saúde (SMS) lança neste mês a campanha NOVEMBRO AZUL, dedicado à saúde do homem e dando sequência às ações do Outubro Rosa, voltado no mês anterior à saúde feminina.

novazul02Desta forma todas as unidades de saúde estão decoradas de azul, simbolizando a campanha, e preparadas para o atendimento aos pacientes masculinos. O objetivo é a prevenção, detecção precoce e combate ao câncer de próstata, além de demais cuidados com a saúde dos homens.

Esta é uma campanha de nível mundial, adotada por diversos centros gestores de saúde no intuito de estabelecer uma referência de calendário para os homens e mulheres, tanto no outubro rosa como do novembro azul, a fim de procurarem seus médicos e cuidarem de sua saúde.

novazul03O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens acima de 40 anos no Brasil, chegando a 10% dos cânceres do país. Ele ocorre na glândula abaixo da bexiga, um órgão estritamente masculino, podendo crescer de forma rápida ou gradual e sem sintomas gritantes, se espalhando para outros órgãos e levando a morte.

O Secretário de Saúde Renato Beraldo explica que a maioria dos homens ainda se esquiva quanto aos cuidados com a própria saúde, tendo preconceito com o exame e se posicionando como “durões” em relação às doenças, mas diz que essa atitude vem mudando conforme vão se realizando as campanhas de conscientização.