Vem Aí a Campanha de Vacinação do Sarampo e Paralisia Infantil

tabelavacina01A Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Saúde (SMS) realiza em Água Boa a iniciativa do Ministério da Saúde da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo.

A Vacinação acontece nos dias 08 e 22 de novembro, nos Programas de Saúde da Família (PSF) de cada bairro, atendendo crianças de 06 meses até cinco anos para pólio e de 01 até cinco anos para a tríplice viral, das 08h00 as 17h00.

No campo os dias de vacinação serão diferenciados, compreendendo os dias 10, 11, 12 e 14 de novembro em diferentes localidades. (Veja a tabela completa de vacinação de campo logo abaixo)

A Poliomielite é responsável pela paralisia infantil e sua vacina é via oral, sendo considerada segura e com baixos índices de reações adversas, enquanto a tríplice viral é destinada contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, com poucos sintomas de febre ou dor no local da injeção.

A expectativa do Ministério da Saúde é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas até o fim da campanha, com meta de 95% do público alvo atingido.

A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

tabelavacina02