SAÚDE: CAPS I – Há 5 Anos Transformando Vidas e Resgatando Sonhos

O Centro de Atenção Psicossocial “Vida Nova” (CAPS I) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa/MT (SMS/AB) completou no último dia 10/03, cinco anos de trabalhos prestados a comunidade. A unidade presta atendimento clínico em regime de atenção diária, atendendo pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, bem como em decorrência do uso do álcool e outras drogas. Desde a sua inauguração já foram assistidos 861 pacientes sendo realizados aproximadamente 19.700 procedimentos.

Nesta programação articulada entre cuidado clínico e programas de reabilitação psicossocial, seguem em acompanhamento regular 217 pacientes atualmente que são assistidos em atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de expressão, bem como atividades de horta terapia e implantação da cozinha terapia. Atualmente a unidade conta com sede própria e foi beneficiada no presente mês com um veículo auxiliando também em visitas domiciliares e intervenções externas as famílias dos pacientes.

Histórico:

Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS são uma rede substitutiva dos hospitais psiquiátricos que tem por objetivo oferecer atendimento à população de forma humanizada, realizar acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. São Unidades de Saúde Mental de extrema importância para quem precisa de assistência, servindo como inclusão na sociedade, e quebra do estereótipo da “loucura”. Os CAPS foram a maior conquista da luta antimanicomial, e a prova real de que a socialização através de um local mais humano e acolhedor é tão ou mais importante que um medicamento.

Equipe Técnica do CAPS I de Água Boa:

A Unidade conta com Equipe Multidisciplinar, sendo composta pelos seguintes profissionais: Enfermeira e Coordenadora: Denise Rodrigues Paixão; Assistente Social: Petterson Renato de O. da Cruz; Médica: Bruna Elisa Jost; Psicóloga: Patrícia de Mello; Terapeuta Ocupacional: Carolina Silva Hamú Mendanha; Técnica de Enfermagem: Luzimar Aparecida Neves; Agente Administrativo: Arlete Schneider; Instrutora de artesanato: Rosiane Maria da Silva; Auxiliar de Serviços Gerais: Cláudia Rodrigues de Souza e Vigilante: Pedro Balbino da Silva.

Venha nos visitar: Rua da Represa, nº 10, Vila Nova. Telefone de contato: (66) 3468-4216.

SAÚDE MENTAL, DIREITO E COMPROMISSO DE TODOS.