Água Boa realiza vacinação do HPV em meninos

hpvmeninosÁgua Boa já está preparada para a vacinação contra o HPV para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos, uma ação nacional que era realizada exclusivamente em meninas, mas que agora também passa a proteger a população masculina.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização de ambos os sexos é ideal para combater o HPV, responsável pelo câncer de colo de útero na mulher e de próstata no homem, já fazendo parte da meta do governo federal, mas inserida através de etapas conforme a possibilidade do orçamento.

A estimativa de mato grosso é de vacinar até 60 mil meninos dentro desta faixa etária dentre os 3,6 milhões imunizados em todo o Brasil para 2017, sendo que para os próximos anos a meta é ampliar gradativamente a amplitude de faixa de idades para além dos 12 e 13 anos em ambos os sexos.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

Para receber a facina, que é aplicada em duas doses com intervalo de seis meses, os rapazes devem procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, portando a sua caderneta de vacinação.