Trégua Momentânea na Epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya

epidemiasAté a primeira quinzena de junho, a vigilância em saúde municipal registrou um recorde de 989 notificações suspeitas de zika vírus, 772 de dengue e 20 de febre chikungunya no município, um crescimento de 163,5% em relação ao registro da dengue de 2015.

Felizmente estes números pararam de crescer com a estiagem das chuvas e o clima seco, o que diminui consideravelmente a proliferação dos mosquitos transmissores, sendo registrados apenas dois casos na semana passada.

Mesmo assim, o risco de se contrair essas doenças ainda existe e a população não deve relaxar, mantendo o trabalho preventivo de eliminação de criadouros em potencial.

O enfermeiro da vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Eberson Mateus, explica que essas epidemias são consideradas cíclicas, com períodos anuais de baixa e outros de alta, sendo que os números aumentaram este ano em todo o pais e a atenção eos cuidados precisam ser constantes.