Pacientes de Água Boa Vão Para Cirurgia em Cuiabá

catarata01pNeste domingo, 10 de abril, os pacientes de Água Boa previamente cadastrados para o tratamento da catarata lotaram um ônibus e partiram para Cuiabá, para realizar suas respectivas cirurgias no Instituto Lions da Visão.

Este projeto é uma parceria da Prefeitura de Água Boa, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, com o Lions Clube de Água Boa e o Instituto Lions da Visão de Cuiabá, objetivando o acesso gratuito à saúde e a qualidade de vida dos aguaboenses.

Nesta etapa 29 pacientes foram atendidos, sendo 12 retornos da intervenção de 2014 e 17 novos candidatos, todos os que passaram pela triagem e procedimentos preparatórios do atendimento básico em saúde do município.

catarata02pDe acordo com o Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia, a prefeitura adquiriu 100 procedimentos com o Instituo Lions para 2016, um para cada olho, sendo que nestes primeiros pacientes, serão realizadas quase 50 operações, restando a metade para uma segunda etapa.

Os pacientes dessa viagem fazem as cirurgias já nesta segunda-feira, dia 11, e o pós-operatório na terça-feira, 12 de abril, retornando em seguida para seus lares em Água Boa, com expectativa promissora de recuperar grande porcentagem da visão.

catarata03pA assistente social da saúde municipal Lisiane Figueiró explica que a maior dificuldade da Secretaria ultimamente tem sido encontrar os pacientes pré cadastrados que trocam de telefone e de endereço, onde a equipe tem feito divulgações para que venham atualizar seus dados.

Recentemente estão abertas as inscrições para o cadastro de novos pacientes, bastando procurar a unidade de saúde de seu bairro, onde os enfermeiros e profissionais estão preparados para este atendimento e a segunda viagem do ano será marcada após o fechamento das vagas.