Atletas de Água Boa participam da 3ª Etapa Mato-Grossense de Taekwondo e seletiva categoria menores para o brasileiro.

Entre os dias 02, 03, e 04 de novembro, acontece em Cuiabá a 3ª Etapa Mato-Grossense 2018 de Taekwondo e seletiva categoria menores para o brasileiro 2019.

A competição é promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Água Boa participa desta etapa com atletas que fazem parte do projeto esportivo da Secretaria Municipal de Educação e coordenado pela Gerência de Esportes.

De acordo com o professor Eusébio Gomes, responsável pela participação dos atletas de Água Boa, a expectativa é positiva para um bom desempenho. O campeonato terá um nível técnico bem elevado, o que valoriza o resultado de cada participante.

Para a Federação de Taekwondo de Mato Grosso o evento chega a um momento em que a entidade se encontra fortalecida, conquistando o maior número de federados e de atletas nas academias e projetos esportivos e caminhando em ritmo crescente no interior do Estado.

“Conseguir realizar este evento será um enorme desafio, mas a luta esta sendo recompensada. Conseguiremos reunir uma parcela relevante de competidores. A confederação está satisfeita com nosso trabalho. E nosso estado está muito bem representado.

A história da Taekwondo

Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.