Biblioteca Recebe Livros em Braile

braile01A Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo, de responsabilidade da Coordenadoria de Cultura da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC), da Prefeitura Municipal recebeu uma coleção de livros em Braile vindos da Capital.

braile02O lote de 204 livros em relevo pontilhado é específico para a leitura com os dedos, através do tato, por deficientes visuais e foram uma doação da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, de Cuiabá.

braile03Os livros chegaram em Água Boa no dia 07 de novembro, sexta-feira, e já foram cadastrados no sistema municipal, completando a pequena coleção pré-existente e já estando disponíveis aos leitores e interessados.

A doação foi uma indicação da bibliotecária do Estado, Ana Heloisa Farias Pereira que esteve em vistita técnica em Água Boa em setembro deste ano e verificou a necessidade de aumentar o acervo de literatura pra cegos em nosso município.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) Cátia Tissiani,

não existe um levantamento oficial sobre o numero de deficientes visuais em Água Boa, mas acredita-se que sejam aproximadamente 30 pessoas com capacidade reduzida extrema ou total.

Cátia ainda destaca que na escola do Guarujá existem máquinas de escrever em braile de capacitações antigas de professores e que, com a presença dos livros, o CMDPD agora pode examinar a possibilidade de criação de um programa de estudos para os deficientes visuais do município.