Equipe da Cultura Busca Formação em Cuiabá

gestaocultural01A Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC), pela Coordenadoria de Cultura esteve presente com representantes no 2º Encontro Presencial do Curso de Formação de Gestores Culturais do Centro Oeste, nos dias 20 e 21 de outubro.

gestaocultural02O curso é uma realização da Universidade de Brasília (UNB) e Ministério da Cultura, tendo como objetivo especializar os interessados no desenvolvimento cultural de seus municípios através do estudo das realidades regionais, do domínio das leis e incentivos e do pensamento coerente com a lógica e o bom senso relevantes a cultura local.

gestaocultural03O evento aconteceu no prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cuiabá, sendo o segundo de três encontros do Curso de Educação a Distância (EAD). No momento os estudantes puderam deliberar sobre os rumos culturais do país em consonância com o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e suas etapas subsequentes.

O primeiro encontro foi em Brasília, em agosto, reunindo alunos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No segundo foram divididos por estado. Para o terceiro e último encontro eles deverão se reunir para apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) que deverá tratar da resolução de um assunto real da cultura municipal.

Os representantes selecionados para o Curso de formação de Gestores do Centro Oeste foram os Coordenadores de Cultura da SEMEC Alisson Varella e Verânia Volpi, além do atual presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) Tener Baumgardt.

Para eles o cenário cultural brasileiro está a ponto de se reorganizar com novas políticas públicas de incentivo, preservação, promoção e descentralização, alcançando pequenos pontos culturais distantes com objetivos além do desenvolvimento comercial, mas também de sustentabilidade e justiça com a diversidade, aonde esse estudo vem dando mais embasamento para seu trabalho no município.