Descaso Com o Patrimônio Público Intelectual

livroestragado01mOs servidores da Biblioteca Municipal Érico Veríssimo vem a público, indignados, mostrar aos cidadãos Aguaboenses o descaso e desrespeito de algumas pessoas com os livros, que são patrimônio público intelectual de todos e devem ser cuidados.

livroestragado02mNo último caso, após oito meses de apropriação indevida, muito além do prazo de devolução, o livro “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi recuperado, através de muitos pedidos por parte da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Ao chegar às mãos das bibliotecárias estava sem os adesivos de identificação da instituição, com as bordas pintadas de caneta para encobrir o carimbo de propriedade da biblioteca, com os cantos rasgados e a pagina de folha de rosto arrancada.

Ao que tudo indica a intenção do usuário era permanecer com o mesmo, sendo bastante rude com os servidores que solicitaram várias vezes a devolução, no entanto, o próprio transgressor moral não teve cuidados com o objeto que pretendia possuir.

Este livro faz parte de uma coleção de 07 volumes que custou cerca de R$500,00 a Prefeitura Municipal, sendo uma obra clássica com adaptações para o cinema e tendo grande procura pelos leitores do município.

Assim como os prédios públicos, monumentos, bancos de praça, lixeiras, entre outros, os livros da Biblioteca Municipal Érico Veríssimo são bens públicos para acesso de toda a população, sendo geridos pelo executivo, mas carentes dos cuidados daqueles que os manuseiam.

Desta forma os gestores da Biblioteca pedem aos cidadãos que cuidem melhor de seu patrimônio, pensando também na próxima pessoa que irá se beneficiar daquele item, porque “você cuidando hoje do próximo, amanhã o próximo pode ser você!”.