Água Boa Recebe Pesquisadoras do Projeto Xingu

visitaprojetoxinguDesde domingo, 08 de maio, até esta quinta-feira, 12, Água Boa recebe a visita de duas pesquisadoras do Projeto Xingu, da Universidade do Estado de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC (AFABC) em parceria financiada pelo Belmont Fórum.

Recepcionadas pela Engenheira Sanitarista da Prefeitura, Aurea Soares de Campos, a Professora PHD da UFABC, Vanessa Empinoti e a Pós Doutoranda da USP, Fernanda Reichardt estão passando pelo Médio Araguaia e Alto Xingu, coletando dados para a pesquisa.

De acordo com Fernanda, o Projeto Xingu trabalha duas grandes áreas, uma das ciências ambientais e outra sobre as ciências humanas, a primeira com equipes de geoprocessamento, analise de água, física de solo enquanto a segunda é relacionada ao estudo da população.

O objetivo da pesquisa é entender os desafios ambientais e sociais enfrentados pelas comunidades locais, gerar reflexões nos envolvidos e desenvolver modelos aperfeiçoados de desenvolvimento como opções sustentáveis para gestões futuras – explica Vanessa.

Ambas as visitantes elogiaram Água Boa e a receptividade local, ao coletarem informações com Aurea e outros profissionais e moradores sobre as atuais situações de desenvolvimento do município e sobre as necessidades para ampliar a qualidade ambiental do território aguaboense.