Projeto Municipal Traz Novo Curso de Piscicultura no PA Jaraguá

pisciculturajaraguamAconteceu entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro, no Projeto de Assentamento (PA) Jaraguá, o Curso de Piscicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato Rural de Água Boa e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.

As aulas ministradas pelo Engenheiro de Pesca e Professor do SENAR Jailson Baumgartner atenderam aproximadamente 13 alunos da localidade, tratando sobre analise e correção do PH da água, quantidade de peixes pela medida dos tanques, leis e providencias ambientais, cálculos de mercado, tratamento e manejo, entre outros.

A formatura do curso aconteceu nesta sexta-feira, dia 02 de outubro, na propriedade do aluno Lázaro Inácio da Silva, primeiro morador do PA Jaraguá, contando também com a presença do Secretário Municipal de Administração Luiz Omar Pichetti, do Gerente Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Alci Zandoná e da Mobilizadora do SENAR no Sindicato Rural Líria Knutz.

Durante a semana o Engenheiro de Pesca também visitou as diversas propriedades do PA Jaraguá, inscritas no programa de piscicultura da Secretaria de Desenvolvimento, avaliando a possibilidade de instalação de tanques para criação de peixes e determinando os cálculos de espaço e volume de água das propriedades.

Jailson explica que este processo de analise verifica diversos fatores determinantes como a topografia do terreno, a qualidade do solo, a quantidade de água da propriedade, os pontos de preservação ambiental, entre outros que influenciam no local, na quantidade e no tamanho dos tanques e, consequentemente, na produtividade dos peixes.

O Sr. Alci Zandoná salienta que a Prefeitura de Água Boa insiste há alguns anos neste projeto, disponibilizando profissionais como o Engenheiro de Pesca para todos os Pequenos Produtores, bem como proporcionando subsídios que viabilizam desde o custo das máquinas até a compra dos peixes, visando à diversificação produtiva das propriedades e mais um mercado no seio Aguaboense.

Para o Sr. Lázaro, tanto o curso como o projeto de analise e abertura de tanques tem sido um progresso e um novo anseio para sua propriedade, algo que nunca havia sonhado em construir até conhecer o incentivo da Prefeitura Municipal e que, agora, é seu grande foco de investimento e esperança de crescimento e renda futura.