Água Boa Tem Representante na Conferência Nacional de Defesa Civil

edgar

No dia 04 de novembro, terça-feira, foi aberto em Brasília (DF) pelo ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira, a etapa final da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC), organizado pelo Conselho Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Integração Social.

O evento reúne 1.400 representantes regionais de todo o Brasil, eleitos delegados em conferências anteriores a nível municipal, intermunicipal, estadual e nacional, com objetivo de reunir propostas para a Política Nacional de prevenção, gestão de riscos, resposta e recuperação de desastres.

Em Água Boa foi eleito o membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e representante da Organização não governamental Ambientalistas Roncador Araguaia (ONGARA), o Biólogo Edgar da Silva Rezende para representar a cidade na Conferencia Estadual.

Em Cuiabá ele foi escolhido como delegado para representar o Mato Grosso a nível nacional, levando as propostas encaminhadas na conferência de Água Boa, reforçando as propostas de MT. Neste ínterim, mais uma vez Água Boa sai na frente conseguindo encaminhar suas propostas para Brasília em busca de projetos para construção de uma cidade resiliente.

A missão desses delegados é representar os mais de 30 mil brasileiros envolvidos no processo conferencial iniciado em novembro de 2013, defendendo 40 propostas prioritárias, sendo 10 princípios e 30 diretrizes para o aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Na abertura, o ministro Francisco Teixeira revelou que durante todo o tempo em que esteve atuando em gestão de recursos hídricos e à frente do Ministério nunca viu "tamanha articulação para construir uma política nacional... Estamos diante do melhor exemplo de articulação interinstitucional para uma política pública neste País. Isto realmente me emociona", afirmou.

A solenidade foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) e contou com a presença do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) Adriano Pereira; do Ministro das Cidades, em exercício, Carlos Fernandes; Do representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), embaixador Jorge Chediek; Do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE); De representantes do Ministério da Integração e delegados eleitos durante as etapas preparatórias da 2ª CNPDC.