PA se Reúne para Estudar Recursos e Investimentos

pajandiraNa sexta-feira, 17 de outubro, aconteceu a reunião entre a Associação do Projeto de Assentamento (PA) Jandira, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Prefeitura Municipal, sobre os recursos do PCA, o Programa de Consolidação e Emancipação dos Assentamentos de Reforma Agrária.

O objetivo foi discutir as metas de 2015 para aplicação dos recursos já existentes na conta do convênio tripartite entre PA, INCRA e Prefeitura, de acordo com as necessidades e possibilidades em lei.

O Ex-presidente do PA Jandira Silvani Pulcema explica que em 2014 já foram investidos cerca de 330.000 na abertura e manutenção de estradas vicinais e aquisição de equipamentos e que agora precisam pensar em outras maquinas como trator, espalhadora de calcário, entre outras, e mais obras como viveiro de mudas, fossa biodigestora, reformas prediais e minipoços artesianos.

De acordo com a Servidora do INCRA e Asseguradora do PCA Tânia Ribeiro Batista, o projeto precisa ser bem estudado, contando com a participação de engenheiro, produtores, autoridades e comunidade para garantir uma correta aplicação dos recursos, o que leva algum tempo para deliberar, por isso estão reunidos em outubro, três meses antes do próximo ano.

Conforme a Associação, os recursos já estão sendo aplicados desde 2005, quando foram depositados cerca de 2 milhões na conta do convênio para um programa de 10 anos, um dinheiro que vem sendo empregado de ano em ano no desenvolvimento do local, encerrando agora em 2015.