Policia Militar Apresenta Medidas de Segurança Para o Comércio

reuniaopm01Na terça-feira, 21 de junho, o Comandante do 13º Comando Regional da PM, Coronel Thadeu Silva Firme e o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar em Água Boa, Tenente Coronel Wanderson Silva Sá convocaram uma reunião com o comércio na Câmara de Vereadores.

reuniaopm02O objetivo da reunião foi o de apresentar estratégias de segurança da Polícia Militar para um trabalho integrado com os comércios, esclarecendo procedimentos e sugerindo melhorias físicas, táticas e comunicativas para os estabelecimentos.

reuniaopm03Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Administração, Luiz Omar Pichetti, o Presidente da Câmara, Vereador Gilnei Macari, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Água Boa, Rodrigo Nogueira da Silva e demais empresários e policiais.

Silva Sá destacou que, apesar da sensação atípica de criminalidade, a cidade ainda mantém um índice abaixo da média, tanto na modalidade de roubo quanto na de latrocínio, que é o roubo com arma e violência ou homicídio.

reuniaopm04Ele explicou os trabalhos realizados pela PM como o Cartão Programa, de ações cotidianas em determinados locais e horários, as visitas comunitárias, a Abordagem, Busca e Checagem (ABC), as patrulhas, os bloqueios, as blitz de trânsito e a busca por produtos de receptação.

reuniaopm05Para aperfeiçoar este trabalho os comandantes sugeriram ainda a criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e do Grupo de Gestão Integrada (GGI) que podem estabelecer respostas estratégicas mais rápidas em situações singulares e conseguir outras fontes de recursos para financiar outras propostas de segurança.

O Coronel Thadeu observou que todas estas medidas ainda precisam do comprometimento do cidadão de bem com a civilidade e a honestidade, compreendendo e colaborando com o trabalho militar, além de adotarem posturas preventivas de proteção de seus patrimônios.

reuniaopm07O Comandante Regional também anunciou a recente criação da Agência Regional de Inteligência da PM e a recente solução de quatro crimes locais: um roubo à residência, uma ameaça com arma, a apreensão de armas sem porte e o furto de uma moto.

O Secretário Pichetti observou que a indicação das câmeras de monitoramento já foi providenciada pelo executivo, estando com a documentação aguardando analise e votação da Câmara para serem instalados gradativamente em pontos estratégicos da cidade.

Os proprietários e representantes comerciais presentes na reunião saudaram a iniciativa e se mostraram esclarecidos sobre muitos desentendimentos da abordagem policial, verificaram a possibilidade de suas sugestões e se prontificaram a ajudar nas novas realizações, ansiando por outras reuniões como esta.