Cartório Eleitoral Encerra Contagem de Eleitores do Município

crescimento pNa última quarta-feira, dia 04 de maio, encerrou o prazo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em todo o Brasil, para que os novos residentes transferissem seu título de eleitor e ficassem aptos a votar em seu novo município.

Encerrada a contagem de eleitores cadastrados, o Cartório Eleitoral de Água Boa registrou um total de 16.165 títulos de pessoas a partir dos 16 anos, que levarão seu voto as urnas no pleito municipal para Prefeito e Vereadores no dia 02 de outubro.

Este número também funciona como índice do crescimento populacional, porém não pode ser considerado como senso demográfico, observando que ele não engloba algumas faixas etárias e outros fatores.

Por exemplo, não aparecem no cadastro de eleitores as crianças abaixo dos 15 anos, habituais moradores com título registrados em outros municípios, e a faixa de eleitores facultativos indiferentes, idosos acima dos 70 e jovens com 16 e 17 anos.

Em comparação com o registro anterior do Cartório Eleitoral, de 2012, onde o número de títulos era de 14.478 eleitores, fica evidente um crescimento real de 1.687 habitantes politizados, uma margem de 11,65% de crescimento.

Em relação ao número populacional, a estimativa é de que Água Boa esteja ultrapassando a marca dos 30 mil habitantes, considerados também os registros da saúde municipal e das escolas do município.

Há pouco tempo o Cartório Eleitoral de Água Boa, acompanhando a iniciativa do TRE-MT, realizou mutirões itinerantes no campo e campanha de conscientização para motivar os novos moradores ao envolvimento político local.

Para o Secretário Municipal de Administração, Luiz Omar Pichetti, é um mau hábito regional as pessoas mudarem de cidade e manterem seus títulos de origem, sendo de extrema importância que os indivíduos se envolvam com o presente de suas atuais localidades.