Querência vai Receber Usina Termoelétrica do Araguaia

termoeletricaquerenciaNa quinta-feira, 18 de maio, o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Eduardo Moura, confirmou a construção da Usina Termoelétrica de abastecimento do Norte Araguaia, em Querência.

Eduardo Moura destaca também que o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico, ligado ao Ministério de Minas e Energia, emitiu esta semana o parecer favorável para o inicio das obras que podem atingir cerca de 70 milhões.

De acordo com o Secretário, pelas conversas com o Governador Pedro Taques e os representantes da Energisa, empresa fornecedora de eletricidade ao Mato Grosso, as obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2015 para produção de energia ainda em fevereiro de 2016.

A usina termoelétrica funciona através da queima de óleo diesel devendo gerar uma potência de 20 Megawatts que, em conjunto com os demais investimentos previstos, são suficientes para suprir a demanda das regiões médio e norte Araguaia, no momento.

Esta obra vem completar os investimentos da Energisa no linhão que envolve a duplicação da rede de Ribeirãozinho a Nova Xavantina e Água Boa, do Compensador Sincro-dinâmico em Confresa e do incentivo às duas redes básicas federais, do rio Teles Pires a Canarana e do Sul do Pará a Vila Rica.

Para o Prefeito Mauro Rosa, de Água Boa, “os estudos locais demonstram que nossa cidade apenas precisa de aproximadamente mais 5.000 quilowatts de energia para suprir a instalação de empresas e indústrias que visam investir no município, onde, mesmo sendo uma usina lá em Querência, há mais 200 km daqui, todos ganham”.

O local do investimento estava sendo disputado também pelos municípios de Porto Alegre do Norte e Vila Rica, mas Querência foi escolhida de forma técnica, por já possuir uma estrutura que pode ser aproveitada.